Logo Heaven Inn Suites & Terrace

Gastronomia de Évora – a magia do tempero  

evora-gastronomia-tipica

Portugal é um país conhecido pela sua gastronomia única e muito rica, e Évora contribui para essa boa reputação.  

Se considera – se um “bom garfo”, é evidente que tem de experimentar as iguarias típicas de Évora e do Alentejo que iremos de seguida enumerar.  

Mas antes de nos sentarmos à mesa, vamos explicar a origem gastronómica da terra que é classificada como património mundial da UNESCO devido à abundância de história e de boa comida.  

Origem Gastronómica do Alentejo:

Antigamente, havia muita escassez de recursos e a vida no Alentejo era bastante dura.  

Segundo relatos, uma sardinha era dividida por 2 ou 3 pessoas.  

Devido a estas condições, a tradicional gastronomia alentejana tornou-se simples, mas imaginativa, misturando os ingredientes que na época estavam à disposição, como o pão, o porco, o borrego e as ervas aromáticas que os enriquecem, como os coentros, louro, hortelã, poejos e orégãos.   

Como qualquer prato típico português, tem sempre uma base de cebola, alho e azeite. 

Vamos agora dar a conhecer algumas sugestões de pratos típicos que, pelo menos uma vez na vida, tem de experimentar. 

Os pratos vão ser apresentados pela ordem típica que normalmente se costumam comer.  

Sugestão: Quando for aos restaurantes típicos, peça a especialidade da casa, será uma boa forma de experimentar o melhor que se faz naquela zona.  

Agora sim, vamos começar!  

Bebidas

O Alentejo e consequentemente Évora é conhecido pela qualidade de vinhos, por isso, sugerimos que acompanhe a refeição com um copo de vinho tipicamente alentejano, que vai unir todos os sabores. 
Em geral, o vinho tinto combina bem com pratos mais encorpados, como carnes vermelhas e queijos intensos, enquanto o vinho branco é uma boa opção para peixe, aves e pratos mais leves. 

Entradas

Para começar esta experiência gastronómica, sugerimos que peça o típico pão alentejano ou a açorda à alentejana, uma outra forma de experimentar o pão.  O pão pode ser acompanhado de queijo curado de Évora, de queijo de cabra com geleia de figo, de enchidos, de azeitonas, e de presunto de porco preto, uma especialidade que é somente encontrada na região do Alentejo. 

Sopas

Évora tem uma vasta seleção de sopas, e dada à sua composição rica, são muitas vezes consideradas como prato principal. Se preferir uma experiência mais completa poderá de seguida pedir outro prato típico. Na categoria de sopas existem sopas de ensopado de borrego, sopa de cação, sopa da panela, sopa de tomate sopa de beldroegas, sargalheta ou sopa de toucinho.  

Carne

Para amantes de uma boa carne, Évora é o destino certo. A mais conhecida nesta área é a carne de porco alentejana, mas existem outras iguarias, como migas de porco preto, feijoada de favada real de caça, pezinhos de porco de coentrada, perdiz à Montemor, sarapatel, cozido à Portuguesa à moda do Alentejo. 

Peixe

Se acha que Évora só tem pratos de carne, engane-se. Évora tem também pratos típicos de peixe, começando pelos peixes do rio, caldo de peixe da ribeira, ensopado de enguias à alentejana, açorda de bacalhau à alentejana.  

Vegetarianos

Se tem esta opção alimentar, não se preocupe, algumas das opções já enumeradas acima estão de acordo com os requisitos do vegetarianismo.  Começando pelo vinho, que pode ser acompanhado pelo pão alentejano, a açorda à alentejana, os queijos, azeitonas. 
As sopas também são uma excelente opção, como a de tomate, a de beldroegas, e também a de abóbora.  Pode também pedir uma salada para .
Sugerimos que se eventualmente gostar de outra opção, pergunte se é possível o chefe fazer uma variação da receita.  acompanhar e umas batatas fritas.  

Sobremesas

Por fim, e depois de toda a degustação de sabores alentejanos, não pode faltar um final mais docinho.  

Temos uma grande variedade de sobremesas típicas de Évora, são elas: Pão de rala, Filhós enroladas, encharcada do convento de Santa Clara, trouxas de ovos, queijadas de Évora, sericaia, Queijinhos do Céu de Mora, Tibornas, Bolo Joana do Convento de Santa Clara, entre outras doçarias.  

Esperamos que tenha ficado com vontade de vir a Évora e de experimentar todas estas iguarias típicas do Alentejo.  

Artigos Recomendados

Scroll to Top